MestreFabrício Lima Silva
Juiz do Trabalho. Mestre em Constitucionalismo e Democracia pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) e doutorando em Ciências Jurídicas Privatísticas pela Universidade do Minho (Portugal).
Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho e em Inteligência Artificial. Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com habilitação em Direito de Empresa – Administração Empresarial e Tributária.
Tem formação internacional em Compliance Laboral pela Wolters Kluwer (Espanha). Professor universitário e pesquisador, com foco em temas contemporâneos do Direito do Trabalho, tecnologia e transformação digital.
MestraAna Sylvia da Fonseca Pinto Coelho
Advogada e Sócia do Fischgold Benevides Advogados..Professora de Direito do Trabalho e Proteção de Dados
CEO na empresa Data Lawyer: um Hub de tecnologia jurídica, com produtos voltados para gestão e análise de dados, possibilitando a implementação de uma advocacia moderna (a chamada advocacia 4.0).
EspecialistaErik Fontenele Nybo
Cofundador da AB2L – Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs.Formado em Direito pela FGV, tem atuação destacada no Direito da Tecnologia da Informação do Brasil e é empreendedor. É cofundador da Bits Academy, pela qual venceu o prêmio da 100 Open Startus e ganhou notoriedade ao participar do programa Shark Tank.
Academicamente, atuou como coordenador e professor no INSPER e hoje é professor na Saint Paul - Escola de Negócios.
EspecialistaFabricio Bertini Pasquot Polido
Professor Associado de Direito Internacional, Direito Comparado e Novas Tecnologias
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq
Coordenador do Centro de Estudos Transnacionais e Comparados
Co-fundador da Cátedra PhiloTech – Filosofia da Tecnologia e Direito Digital
Doutor e Mestre em Direito Civil pela UERJ. Professor de Direito Civil na FGV Rio, onde também é pesquisador no Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS-FGV) e Coordenador Adjunto do AI Hub. Membro do European Law Institute, do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil (IBERC) e de diversas Comissões, incluindo a Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB/RJ, a Comissão de Inteligência Artificial da OAB/RJ e a Comissão de Provas Digitais da OAB/RJ. Foi membro da Comissão de Juristas do Senado Federal responsável pela criação do Marco Legal da IA e do Grupo de Trabalho sobre deepfakes da Presidência da República. Advogado e consultor. Autor do livro: “Inteligência Artificial e Responsabilidade Civil: autonomia, riscos e solidariedade”, publicado pela Editora Juspodivm. Instagram: @filipe.medon
MestraGabriela de Souza Graeff
Mestra em Direito na Linha de Pesquisa de Constitucionalismo Contemporâneo, com bolsa vinculada à Revista do Direito da UNISC. Especialista em Direito Processual Público. Pós-graduanda em Direito das Mulheres. Graduada em Direito. Professora de Direito Constitucional e Direitos Humanos. Atua na avaliação e correção de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), com ênfase em metodologia científica e produção acadêmica. Coordenadora adjunta da Graduação em Direito da EMD. Advogada.
Advogada especialista em Direito Digital e Segurança da Informação com 20 anos de carreira. É CEO e fundadora do Gisele Truzzi Tech Legal Advisory, sócia da GT Compliance e Head de Direito Digital da GERTI Tecnologia da Informação. Graduada pela Universidade Mackenzie, possui especializações pela FGV/RJ e Harvard Law School (parceria ITS-RJ), além de formação em Neurociências e Comunicação. Professora de pós-graduação, palestrante de relevância nacional (com passagens pelo TST e Câmara dos Deputados) e colunista do ITForum, é coordenadora e coautora do livro “LGPD para Pequenas e Médias Empresas” (Editora RT, 2025) e detentora da "Comenda Tobias Barreto" (2019) por sua contribuição ao cenário jurídico digital.
Advogada com mais de 20 anos de experiência em Propriedade Intelectual, Tecnologia e Inovação, sócia do escritório Cescon Barrieu. Atua assessorando empresas nacionais e internacionais em temas relacionados à inteligência artificial, economia digital, proteção de marcas, creator economy, plataformas digitais e ativos intangíveis. É professora, palestrante e referência nas discussões sobre IA, tecnologia e propriedade intelectual, participando de eventos e grupos de trabalho no Brasil e no exterior. Também integra comissões e associações nacionais e internacionais voltadas à inovação, tecnologia e PI.
Sócio no BZV Advogados e Diretor Jurídico do Grupo MEDCOF. Foi sócio do Barbosa Bezerra Lima Advocacia por oito anos, liderando a área de startups e tecnologias do escritório. Possui uma sólida atuação institucional, tendo sido presidente da Comissão de Direito da Inovação e Startups da OAB/RN e membro da mesma comissão na OAB/SP. É autor do livro “Direito para Startups: Manual Jurídico para Empreendedores” e fundador do site “Direito para Startups”.
Reconhecido como um dos 10 melhores mentores do Brasil em 2021 pelo Startup Awards, a maior premiação do ecossistema de inovação da América Latina, organizada pela Associação Brasileira de Startups. Também atuou como Coordenador da Setorial Nacional de Empreendedorismo e Inovação no movimento Livres e como membro do grupo de estudos avançados em processo e tecnologia da Fundação Arcadas – USP.
É pós-graduando em Direito Societário pelo INSPER - SP. Possui formação em Proteção de Dados e certificação como Data Protection Officer pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ e em IPO e abertura de Capitais pelo Insper. Também é mentor legal em programas nacionais renomados, como ABStartups, Inovativa Brasil, Distrito e Inovenow.
Lucas também é palestrante e autor de artigos publicados em periódicos científicos e grandes portais nacionais, incluindo Estadão, JOTA, Conjur, Migalhas e Jornal do Comércio, contribuindo ativamente para o desenvolvimento do conhecimento jurídico no ecossistema de startups e tecnologia.
EspecialistaMarcos
Monteiro
presidente da Associação Nacional dos Peritos em Computação Forense (APECOF); Autor do capitulo “O Contraditório Na Prova Pericial” da obra “200 anos de constitucionalismo” da editora AM2; Autor do capitulo “Identificação e Tratamento Adequado de Vestígios Digitais” da obra “Da Prova: investigação criminal pela defesa” da editora Almedin; Autor do capitulo “Da Computação Forense e Evidências Digitais” da obra “Código Deontológico de Boas Práticas de Investigação Defensiva da ABRACRIM” da editora Emais; Organizador e Autor do Livro “Informática Forense” da coleção Tratado de Perícias Forenses da editora LEUD; possui certificação EC-Council (CHFI - Computer Hacking Forensics Investigator); possui especialização em Computação Forense e Perícia Digital; especialização em Ciências Penais e Segurança Pública; MBA em Gerenciamento de Redes e Telecomunicações; proprietário da empresa MMFORENSE ; é ou foi Coordenador e/ou Professor de várias instituições de pós graduação como UNIFOR, IPOG, PUC e UFRJ.
- Professora Titular de Filosofia da Tecnologia e Filosofia do Direito na Faculdade de Direito da UFMG.
- Professora Visitante do Instituto Leibniz de Pesquisa em Mídias e Tecnologia na Universidade de Hamburgo, Alemanha.
- Doutora e Mestre em Direito pela UFMG, com Pós-Doutorado em Filosofia pela Universidade de Heidelberg, Alemanha.
- Coordenadora da cátedra PHILOTECH: Filosofia da Tecnologia aplicada ao Direito Digital/Centro de Excelência Jean Monnet (União Europeia/UFMG).
- Diretora de Direitos Humanos do Instituto de Direito e Inteligência Artificial (IDEIA) de Minas Gerais.
- Associada Honorária da União Ibero-Americana de Juízes(UIJ).
- Foi Presidente da Comissão de Inteligência Artificial no Direito da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais.
- Foi responsável pela redação do Decreto Regulamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação em Minas Gerais (Decreto 47.442, de 04 de julho de 2018) quando foi Secretária de Estado Adjunta de Casa Civil e Relações Institucionais de Minas Gerais.
Bacharel em Direito e pós-graduanda em Direito Médico, apaixonada por compartilhar conhecimento de forma prática e acessível. Acredito que o estudo jurídico pode (e deve) ser leve, aplicável e transformador. Meu objetivo é guiar alunos a compreenderem o Direito de maneira descomplicada, com foco em resultados e evolução constante. Me siga no instagram: @mentora.melissa
MestraRenata Barros Souto Maior Baião
Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo, mestre em Direito, autora, professora e palestrante internacional.
DoutorRômulo Soares Valentini
Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Direito Material e Processual do Trabalho (CEAJUFE). Atualmente, é Analista Judiciário do TRT da 3ª Região e atua como Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação na UFMG, além de lecionar em cursos de MBA da PUC/MG e do IBMEC/MG. Possui forte atuação na intersecção entre Direito e Tecnologia, sendo Membro da Diretoria do Centro de Pesquisa em Direito, Tecnologia e Inovação (DTI BR) e membro fundador do IDEIA (Instituto Direito e Inteligência Artificial). Integrou o Grupo Nacional de Negócios (GNN) do PJe junto ao CSJT em 2017.
Mestre em Soluções Alternativas de Controvérsias Empresariais na Escola Paulista de Direito, Pós-Graduado em Direito e Processo Penal na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Advogado.
EspecialistaRuth Maria Guerreiro
Advogada há 19 anos, graduada pela Universidade Estadual de Londrina – UEL e especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Trabalha há 9 anos com proteção de dados pessoais, sendo certificada como CDPO/BR e CPIM pela IAPP (International Association of Privacy Professionals), PDPE pela EXIN, proteção de dados pela FGV-SP e Fundação Vanzolini.
Autora de livros sobre proteção de dados pessoais, dentre eles “Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais comentada artigo por artigo” em sua 4ª edição pela editora Saraiva e “Comentários à Lei Geral de Proteção de Dados” pela editora Almedina.
Professora em cursos de pós-graduação sobre proteção de dados pessoais (Unitau, Grupo Cogna e IPOG).
Já coordenou mais de 250 projetos de implementação e governança em privacidade e proteção de dados pessoais em empresas nacionais e internacionais. É sócia da empresa de consultoria Privacidade Garantida, gerenciando times multidisciplinares na atuação como DPO as a service, projetos de privacidade e auditoria em LGPD.
Mestre e Doutor em Direito Tributário pela PUC/SP. Coordenador Científico e Professor do Curso em Direito Aduaneiro e Tributação do Comércio Exterior da APET (Associação Paulista de Estudos Tributários). Professor da Especialização em Direito Aduaneiro da PUC/MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais). Professor no Curso Especialização em Direito Tributário do IBET (Instituto Brasileiro de Estudos Tributários). Autor de artigos publicados em revistas especializadas e, entre outras obras, dos livros Curso de Direito Tributário (3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2026), Curso de Direito Aduaneiro (4. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2026) e Código Tributário Nacional Comentado (Rio de Janeiro: Forense, 2025).
EspecialistaWalter Aranha Capanema
Diretor de Inovação e Ensino da Smart3. Coordenador da Pós-Graduação em Direito Digital do IERBB-MPRJ, Coordenador dos Cursos de Extensão em Direito Eletrônico; Direito Digital e Proteção de Dados da EMERJ, ,Coordenador de Defesa das Prerrogativas nos Processos Eletrônicos e Inteligência Artificial da OAB/RJ. Professor convidado da UERJ, FGV-RJ, PUC-RIO e de diversas Escolas do Brasil.