EMD - Humanidades

A EMD - Humanidades é um segmento da EMD e tem como propósito ampliar o alcance da Escola para atender a diferentes públicos. Para tanto, disponibiliza cursos de atualização/capacitação a profissionais da Psicologia, prioritariamente, mas também para aqueles cujas áreas de atuação têm interfaces com o campo da Psicologia, tais como o próprio Direito, a Educação, a Saúde Mental, o Serviço Social, as Ciências Sociais, a Filosofia, dentre outros.

Para alcançar esse objetivo, com excelência, a EMD - Humanidades firma parcerias com profissionais e com instituições de referência na região e no país.

Todos os nossos cursos, certificados pela EMD, têm como foco a instrumentalização para o exercício profissional, prezando pela qualidade do ensino ofertado e pela contribuição à formação continuada de pessoas com apurado senso ético e elevado compromisso social.

Diretor Executivo

Prof.º Fernando Mello
A Escola Mineira de Direito (EMD), nessa nova etapa, inaugura um espaço para o crescimento e fomento do debate acerca de temas perpetuantes do seio social, como forma de atrair um olhar para a sociedade atual e as incessantes transformações que essa realidade impõe ao homem da nossa época.
É com muito prazer, felicidade, que lançamos a EMD - Humanidades e, nesta senda, convidamos a todos que investigam temas vinculados a essa grande área para que possam, conosco, contribuir para o desenvolvimento e a disseminação desse conhecimento.
Sejam todos bem-vindos!

Professor Coordenador

Prof.º Sílvio Memento
Sejam todos muito bem-vindos à EMD - Humanidades, um espaço de educação continuada para que a prática de diversos profissionais seja consistente e duradoura. Conheçam nossas propostas, manifestem o interesse de vocês e sugiram cursos que gostariam que a EMD - Humanidades realizasse.
Como coordenador pedagógico desse segmento da Escola Mineira de Direito - EMD, coloco-me à disposição de todos para construirmos, juntos, este espaço de aperfeiçoamento e atualização profissional permanentes.
Meu abraço!

Conheça nossos cursos:

A criança e a constituição psíquica

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Sobre o curso

O curso consiste na apresentação e estudo da constituição psíquica da criança a partir do enfoque psicanalítico, refletindo criticamente sobre os transtornos de desenvolvimento e sobre a medicalização da infância. Destina-se ao público em geral, principalmente aos profissionais da saúde e da educação, e tem carga horária de 30 horas.

Profª Esp. Mariane Silva Bueno Braga Ávila

Psicóloga, Pedagoga e Professora Universitária. Especialista em Teoria e Clínica Psicanalítica.
Áreas de atuação na EMD - Humanidades: Psicanálise com crianças e com adolescentes.

A Psicologia e a população LGBTQIA+

PSICOLOGIA CLÍNICA E PSICOLOGIA SOCIAL

Sobre o curso

O campo da sexualidade é altamente regrado e atravessado por dinâmicas de poder e controle. Expressões de sexualidade já foram patologizadas e mesmo criminalizadas por destoarem da norma social hegemônica. A psicologia, como ciência, não está isenta disso. Nesse curso abordaremos a atuação e construção de saber do profissional de psicologia frente a população LGBTQIA+, passando por tópicos como políticas públicas, atuação clínica, heteronormatividade, gênero, teoria queer, representatividade, entre outros. Destina a todos que tenham interesse nessa discussão e tem carga horária de 30 horas.

Profº Me. Celso Fernandes Patélli

Psicólogo, Psicanalista e Professor Universitário. Mestre em Psicologia (PUC). Especialista em Teoria Psicanalítica (UNIFENAS). Psicólogo da Secretaria Municipal de Promoção Social de Poços de Caldas (MG). Membro do NEPE (Núcleo de estudos em psicanálise e educação).
Áreas de atuação na EMD - Humanidades: Psicologia e Políticas Públicas na Assistência Social. Psicologia e Questões de Gênero. Psicologia Penitenciária.

Aperfeiçoamento em testes projetivos

PSICOLOGIA CLÍNICA

Sobre o curso

Os testes projetivos são instrumentos de uso exclusivo dos psicólogos e podem ser utilizados tanto para análise diagnóstica quanto para psicoterapia individual ou outros contextos de avaliação. O Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister e o HTP- casa, árvore, pessoa, têm em comum o objetivo de identificar características de funcionamento da estrutura de personalidade. Por serem instrumentos de aplicação rápida e alta precisão, estão sendo utilizados em diversos processos e contextos de avaliação psicológica. O curso destina-se, exclusivamente a psicólogos, e tem carga horária de 30 horas.

Profª Drª Flávia Helena Zanétti Farah

Psicóloga e Professora Universitária. Doutora e Mestre em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica (USF).
Áreas de atuação na EMD - Humanidades: Avaliação Psicológica. Psicopatologia.

Atuação do psicólogo e do assistente social nas ações judicias de adoção

PSICOLOGIA JURÍDICA E SERVIÇO SOCIAL JUDICIAL

Sobre o curso

O curso propiciará o conhecimento necessário para a avaliação técnica e as intervenções em ações judiciais relacionadas à adoção e também à organização do curso preparatório para pretendentes, conforme determinado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Destina-se a psicólogos e assistentes sociais que atuam junto ao Poder Judiciário, a alunos que estudam nas referidas graduações, mas também àqueles interessados em aprimorar conhecimentos do tema. O curso tem carga horária de 30 horas.

Profª Esp. Tanísia Célia Messias

Assistente Social. Especialista em Psicologia e Serviço Social Judicial e em Teoria Psicanalítica. Assistente Social Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.
Áreas de atuação na EMD - Humanidades: Serviço Social Judicial.

Fundamentos da clínica psicanalítica: de Freud à Lacan

PSICOLOGIA CLÍNICA

Sobre o curso

O curso visa fazer um percurso na obra freudiana pelos textos sobre a técnica psicanalítica, discutindo a transferência e a intervenção do analista. Trabalha com o texto lacaniano: a direção do tratamento e os princípios do seu poder. Discute os principais textos freudianos sobre a técnica psicanalítica, problematiza o manejo da transferência e a direção do tratamento na clínica psicanalítica em consultório e explora a proposta lacaniana da direção do tratamento. Destina-se a psicólogos, psicanalistas e profissionais de outras áreas interessados em psicanálise. O curso tem carga horária de 30 horas.

Profª Drª Magali Milene Silva

Psicóloga, Psicanalista e Professora Universitária. Doutora em Psicanálise (UERJ) e Mestre em Psicologia (UFMG).
Áreas de atuação na EMD - Humanidades: Clínica Psicanalítica Contemporânea. Psicanálise no contexto Jurídico.

Intervenções a tempo com bebês com risco de autismo

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Sobre o curso

Neste curso trabalham-se as intervenções a tempo com bebês em risco de autismo, abordando questões relevantes da constituição psíquica, diferenciando-a do desenvolvimento biológico, mas considerando fatores epigenéticos para o reconhecimento dos sinais de risco de autismo que os bebês apresentam, já no seu primeiro ano de vida. A intervenção a tempo poderá direcionar o bebê para outro caminho em termos de funcionamento psíquico. Destina-se, principalmente, a psicólogos, educadores, psicanalistas e alunos dessas áreas. O curso tem a carga horária de 30 horas.

Profª Me. Marcilena Assis Toledo

Psicóloga, Psicanalista, graduada em Letras e Professora Universitária. Mestre em Educação (UNIVÁS). Membro da ATO escola de psicanálise.
Áreas de atuação na EMD - Humanidades: Clínica psicanalítica. Avaliação/Intervenção a tempo com bebês com risco de autismo.

Psicologia aplicada às Varas da Infância e da Juventude

PSICOLOGIA JURÍDICA

Sobre o curso

Os processos que tramitam nas Varas da Infância e Juventude versam sobre temas absolutamente complexos: destituição do poder familiar, adoção e guarda de crianças e adolescentes, adolescência em conflito com a lei. Profissionais de diversas instituições (psicólogos e assistentes sociais do próprio Tribunal de Justiça, dos CREAS, das instituições de acolhimento e de medidas socioeducativas), dirigem documentos escritos aos magistrados e membros do ministério público com objetivo de subsidiar as decisões destes. O curso visa a aperfeiçoar conhecimentos nessas áreas e destina-se a psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, bacharéis em direito, profissionais de nível médio que trabalhem em instituições de acolhimento/medidas socioeducativas. O curso tem carga horária de 30 horas.

Profª Me. Aline Lima Tavares

Psicóloga, Psicanalista e Professora Universitária. Mestre em Pesquisa e clínica em psicanálise (UERJ). Psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Áreas de atuação na EMD - Humanidades: Psicologia Jurídica.

A estimulação na primeira infância e a intervenção no atraso do desenvolvimento infantil

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Sobre o curso

Durante a Primeira Infância, ocorrem o crescimento físico, o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, a iniciação social e afetiva, dentre outros; cada um desses aspectos é interligado com os demais e influenciado pela realidade na qual a criança vive. Atualmente, observamos crianças na primeira infância que apresentam um atraso no seu desenvolvimento, porém, sem uma causa orgânica que justifique essa condição. Assim, o uso da estimulação colabora para que esses aspectos possam se desenvolver de maneira satisfatória. O curso visa a trabalhar esses aspectos e as possíveis intervenções. Ele se destina a psicólogos e educadores, bem como a alunos de graduação dessas duas áreas e tem a duração de 30 horas.

Profª Me. Flaviana Néias Bueno

Psicóloga, Pedagoga e Professora Universitária. Mestre em Educação (UNIVÁS). Especialista em Psicopedagogia e em Educação Especial.
Áreas de atuação na EMD - Humanidades: Psicologia da Educação. Psicomotricidade. Desenvolvimento Cognitivo. Educação Especial.

Introdução à linguagem e ao pensamento de D. W. Winnicott

PSICOLOGIA CLÍNICA

Sobre o curso

Neste curso estuda-se D.W. Winnicott que foi pediatra, psiquiatra e psicanalista e que desenvolveu relevantes contribuições teóricas e clínicas para a psicologia do desenvolvimento e para a psicopatologia. A teoria do amadurecimento humano constitui uma dessas contribuições e suas implicações são aplicáveis em diversas áreas do conhecimento, tais como a psicologia, a psicanálise, a pediatria e a educação. Destina-se, principalmente, a psicólogos, assistentes sociais e estudantes dessas duas áreas, mas também aos demais profissionais e alunos interessados na temática. A carga horária é de 30 horas.

Profª Me. Érika Maria Foresti Pinto

Psicóloga e Professora Universitária. Mestre em Administração. Especialista em Teoria Winnicottiana pelo IBPW - SP. Psicóloga da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas (MG).
Áreas de atuação na EMD - Humanidades: Clínica Psicanalítica Winnicottiana.

O diagnóstico na psicanálise: de Freud à Lacan

PSICOLOGIA CLÍNICA

Sobre o curso

O curso faz um caminho na obra freudiana sobre o diagnóstico em psicanálise demarcando a caracterização da neurose, psicose e perversão e sua relação com a transferência e a condução do tratamento. Faz também um percurso na proposta lacaniana do diagnóstico estrutural, no complexo de Édipo e na metáfora paterna. Destina-se a psicólogos, estudantes de psicologia, psicanalistas atuantes e em formação e aos demais interessados. O curso tem carga horária de 30 horas.

Profª Drª Magali Milene Silva

Psicóloga, Psicanalista e Professora Universitária. Doutora em Psicanálise (UERJ) e Mestre em Psicologia (UFMG).
Áreas de atuação na EMD - Humanidades: Clínica Psicanalítica Contemporânea. Psicanálise no contexto Jurídico.

A adolescência e o psiquismo

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Sobre o curso

O curso aborda questões de ordem psíquica relacionadas à adolescência, partindo da psicanálise como recurso de leitura e compreensão das especificidades deste tempo do ciclo vital. Destina-se ao público em geral, principalmente aos profissionais da saúde e da educação, e tem carga horária de 30 horas.

Profª Esp. Mariane Silva Bueno Braga Ávila

Psicóloga, Pedagoga e Professora Universitária. Especialista em Teoria e Clínica Psicanalítica.
Áreas de atuação na EMD - Humanidades: Psicanálise com crianças e com adolescentes.

O psicodiagnóstico em saúde mental

PSICOLOGIA CLÍNICA

Sobre o curso

O curso irá capacitar os profissionais interessados em compreender questões que envolvem a psicopatologia e a saúde mental. Por meio de conhecimento técnico, irá contribuir no aprendizado dos participantes para que conheçam os sinais e os sintomas do diagnóstico e auxiliar no manejo clínico de casos com diferentes patologias, inclusive aquelas que foram intensificadas para pandemia da COVID 19. Destina-se a todos os profissionais da área da saúde mental, além de alunos de cursos da área da saúde. O curso tem carga horária de 30 horas.

Profª Drª Flávia Helena Zanétti Farah

Psicóloga e Professora Universitária. Doutora e Mestre em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica (USF).
Áreas de atuação na EMD - Humanidades: Avaliação Psicológica. Psicopatologia.

Estudo social e/ou perícia social

SERVIÇO SOCIAL JUDICIAL

Sobre o curso

O curso propiciará ao assistente social o conhecimento teórico-metodológico, ético-político e técnico-operacional para a elaboração do Estudo Social e/ou Perícia Social que constitui uma de suas principais competências nessa área. Destina-se, destacadamente, a assistentes sociais que atuam junto ao Poder Judiciário, alunos de graduação de serviço social e demais interessados em aprimorar conhecimentos do tema. O curso tem carga horária de 30 horas.

Profª Esp. Tanísia Célia Messias

Assistente Social. Especialista em Psicologia e Serviço Social Judicial e em Teoria Psicanalítica. Assistente Social Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.
Áreas de atuação na EMD - Humanidades: Serviço Social Judicial.

Políticas públicas na assistência social

PSICOLOGIA SOCIAL

Sobre o curso

As Políticas Públicas de Assistência Social têm por finalidade promover a proteção social e garantir os direitos das populações. Para tanto, em um país de proporções continentais como o nosso, ela se organiza em um sistema que envolve diferentes atores, instituições, mecanismos de vigilância, pesos e contrapesos. Nesse curso, abordaremos como se dá a arquitetura desse sistema, seus níveis de proteção, as formas de financiamento, operacionalização e gestão do trabalho, bem como as diferentes populações atendidas: crianças e adolescentes, mulheres, idosos, LGBTQIA+, povos tradicionais entre outros. Destina a todos que tenham interesse nessa discussão e tem carga horária de 30 horas.

Profº Me. Celso Fernandes Patélli

Psicólogo, Psicanalista e Professor Universitário. Mestre em Psicologia (PUC). Especialista em Teoria Psicanalítica (UNIFENAS). Psicólogo da Secretaria Municipal de Promoção Social de Poços de Caldas (MG). Membro do NEPE (Núcleo de estudos em psicanálise e educação).
Áreas de atuação na EMD - Humanidades: Psicologia e Políticas Públicas na Assistência Social. Psicologia e Questões de Gênero. Psicologia Penitenciária.

Psicologia aplicada às Varas de Família

PSICOLOGIA JURÍDICA

Sobre o curso

Os psicólogos que atuam na interface com a Justiça, mais especificamente no contexto das Varas de Família, são convocados a elaborar documentos escritos que versam sobre temas do âmbito jurídico: guarda, alienação parental, abuso sexual, investigação de paternidade. Para além da necessidade de estarem capacitados nestes temas sob a perspectiva da ciência psicológica, um novo desafio se impõe a estes profissionais: trata-se de produzir uma atuação que tenha efeitos não só para subsidiar os operadores do direito, mas também para aqueles que demandam à Justiça uma solução para seus conflitos, os cidadãos. Destina-se a psicólogos, assistentes sociais, operadores do direito e a estudantes dessas áreas. A carga horária é de 30 horas.

Profª Me. Aline Lima Tavares

Psicóloga, Psicanalista e Professora Universitária. Mestre em Pesquisa e clínica em psicanálise (UERJ). Psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Áreas de atuação na EMD - Humanidades: Psicologia Jurídica.

Psicologia Hospitalar

PSICOLOGIA HOSPITALAR

Sobre o curso

O curso de psicologia hospitalar tem como elemento central a escuta analítica, seu lugar e sua potência na instituição hospitalar. Partimos de uma discussão em torno do hospital, sua história, suas funções e significados para levantar as relações entre Medicina e Psicologia/Psicanálise, saúde e adoecimento, bem como discutir aspectos e questões acerca da função e da prática do psicólogo/analista no hospital. O curso propõe, por fim, uma teoria e uma clínica para essa prática fundamentadas na direção do tratamento psicanalítico. Destina-se a psicólogos e estudantes de psicologia, mas também àqueles que atuam no campo da saúde e/ou se interessam pelo tema. O curso tem carga horária de 30 horas.

Profª Drª Priscila Cristina da Silva Cid Gigante

Psicóloga, Cientista Social e Professora Universitária. Doutora e Mestre em Sociologia (UNESP). Especialista em Teoria e Clínica Psicanalítica e em Psicologia Corporal.
Áreas de atuação na EMD - Humanidades: Psicologia Hospitalar.

Psicologia Penitenciária

PSICOLOGIA JURÍDICA

Sobre o curso

O destino daqueles que incorrem em crime sempre suscita debates controversos. Essa questão complexa e tão importante para a organização da vida em sociedade exige uma discussão aprofundada e comprometida para a construção dos novos rumos necessários ao sistema penitenciário. São temas deste curso: as funções da pena e suas implicações sociais, o sistema prisional, encarceramento em massa, penas alternativas e os processos de subjetivação do apenado. Destina a todos que tenham interesse nessa discussão e tem carga horária de 30 horas.

Profº Me. Celso Fernandes Patélli

Psicólogo, Psicanalista e Professor Universitário. Mestre em Psicologia (PUC). Especialista em Teoria Psicanalítica (UNIFENAS). Psicólogo da Secretaria Municipal de Promoção Social de Poços de Caldas (MG). Membro do NEPE (Núcleo de estudos em psicanálise e educação).
Áreas de atuação na EMD - Humanidades: Psicologia e Políticas Públicas na Assistência Social. Psicologia e Questões de Gênero. Psicologia Penitenciária.

Psicologia Social - saberes e fazeres

PSICOLOGIA SOCIAL

Sobre o curso

A conjuntura social brasileira evidencia múltiplas problemáticas comunitárias que demandam cuidado e ações de diversos profissionais. No bojo deste cenário, a Psicologia Social se organiza como um campo do conhecimento capaz de estabelecer análises e intervenções pertinentes à interlocução indivíduo-sociedade em seus variados contextos, de modo que sejam articuladas à noção de garantia de direitos fundamentais e do exercício da dignidade humana. Nesse sentido, o curso “Psicologia Social – Saberes e Fazeres” visa apresentar para diversos trabalhadores aquilo que compõe esta práxis atualmente, em linha com o que é encontrado nas diretrizes e pesquisas das universidades referências deste campo no Brasil. Destina-se a psicólogos, assistentes sociais, e todos aqueles profissionais interessados no campo da psicologia social e tem duração de 30 horas.

Profº Me. Cezar Nogueira Pontalti

Psicólogo e Professor Universitário. Mestre em Psicologia (PUC). Especialista em Teoria e Clínica Psicanalítica. Perito Judicial e Consultor Institucional junto a instituições da educação, saúde e social.
Áreas de atuação na EMD - Humanidades: Psicologia Social.

O psicodiagnóstico interventivo

PSICOLOGIA CLÍNICA

Sobre o curso

O psicodiagnóstico é uma forma de avaliação psicológica, um processo científico, com tempo determinado, que utiliza técnicas e testes psicológicos; seu foco é na análise, no diagnóstico, no tratamento e na tomada de decisões a partir dos resultados apresentados. Destina-se a psicólogos e alunos de psicologia do último ano da graduação e tem carga horária de 30 horas.

Profª Drª Flávia Helena Zanétti Farah

Psicóloga e Professora Universitária. Doutora e Mestre em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica (USF).
Áreas de atuação na EMD - Humanidades: Avaliação Psicológica. Psicopatologia.

Introdução à Psicanálise Lacaniana

PSICOLOGIA CLÍNICA

Sobre o curso

O curso pretende discutir as principais características teóricas e clínicas da psicanálise lacaniana. Para tanto, apresentaremos as condições históricas e biográficas que permitiram o nascimento da psicanálise; demonstraremos as transformações teóricas que culminaram no surgimento da psicanálise lacaniana; e, além disso, discutiremos os aspectos que caracterizam a clínica psicanalítica lacaniana. O curso se destina a todos os interessados na psicanálise de orientação lacaniana e tem duração de 30 horas.

Prof. Me. João Vitor dos Santos

Psicanalista e Psicólogo. Mestre em Psicologia Clínica pelo IP-USP. Graduado em Psicologia pela PUC Minas. Membro do LATESFIP e do Instituto Langage. Co-coordenador da rede clínica do laboratório Jacques Lacan do IP-USP.
Áreas de atuação na EMD - Humanidades: Teoria e clínica psicanalítica lacaniana.

Aplicação do ludodiagnóstico na clínica psicanalítica infantil

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Sobre o curso

Na terapia infantil visa-se a maturidade emocional e a autonomia nas escolhas do sujeito criança frente aos desafios que lhe são apresentados. Assim, o ludodiagnótico, nos propõe esse trabalho, com embasamento psicanalítico, na construção da clínica com crianças. O curso trabalha os aspectos que norteiam a construção do ludodiagnóstico, instrumentalizando os participantes com embasamentos teóricos e práticos. Destina-se a psicólogos e alunos de psicologia e tem duração de 30 horas.

Profª Me. Flaviana Néias Bueno

Psicóloga, Pedagoga e Professora Universitária. Mestre em Educação (UNIVÁS). Especialista em Psicopedagogia e em Educação Especial.
Áreas de atuação na EMD - Humanidades: Psicologia da Educação. Psicomotricidade. Desenvolvimento Cognitivo. Educação Especial.

Família e parcerias amorosas - inconsciente e laço social

Sobre o curso

As configurações familiares e amorosas se modificaram atravessadas pelo declínio da função paterna, mas os assuntos de família e o mal-entendido entre os sexos habitam o inconsciente e persistem nas demandas clínicas. O curso irá abordar a concepção de família e de parceria amorosa a partir de um recorte dos conceitos fundamentais em Sigmund Freud e Jacques Lacan, que nos permitem traçar diretrizes para o tratamento do casal e da família; tem duração de 30 horas e destina-se a psicólogos.

Profª Drª Fernanda Oliveira Queiroz de Paula

Psicóloga, Psicanalista e Professora Universitária. Doutora e Mestre em Teoria Psicanalítica (UFRJ). Membro Adjunto do Instituto Sephora de Ensino e Pesquisa de Orientação Lacaniana (ISEPOL). Integra o grupo de trabalho (GT) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).
Áreas de atuação na EMD - Clínica Psicanalítica. Psicanálise com Casal e com Família.

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