Pós-graduação em Segurança Pública e Investigação Criminal

Pós-graduação - Online

Pós-graduação em Segurança Pública e Investigação Criminal

Curso realizado e certificado pelo Centro Universitário UNIFAAT

Duração 12 meses Modalidade Online Carga horária 360 h/a (TCC opcional) Final das Inscrições 29 de Fevereiro de 2024 Início das Aulas 01 de Março de 2024
Público-alvo Advogados, interessados em prestar concursos para área de Segurança Pública, Magistrados criminais, membros do Ministério Público, Defensores Públicos, membros das das forças de Segurança Pública e das Forças Armadas.

Informações Gerais

Aulas:

Aulas quinzenais: Sextas (19h às 22h) e Sábado (09h às 12h).

As aulas serão ao vivo com a possibilidade do aluno assisitir posteriormente, tendo em conta que ficará gravada.

Início das aulas: 01/03/2024

Certificação:

Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.)

Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019.

Conceito MEC: Nota 4

https://www.unifaat.com.br/

Registro e-mec:

https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NTMxMg==/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MjIwMDk3

 

TCC OPCIONAL:

A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente, caso assim deseje.

Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.

Sobre o Curso

O curso de Pós-Graduação em Segurança Pública e Investigação Criminal da Escola Mineira de Direito (EMD) surge em um contexto social e jurídico no qual a segurança pública vem sendo priorizada e enfatizada pelas políticas públicas e no âmbito do legislativo, o que gera a demanda de profissionais cada vez mais capacitados para a atuação na área.

Desse modo, buscando atender esse anseio que o presente curso de especialização pretende oferecer ao aluno um Curso com aulas online e ao vivo, a partir de um corpo docente altamente qualificado, que irá abordar temas de grande relevância e atualidade para a qualificação e atualização do profissional.

No conteúdo do curso serão fornecidos elementos teóricos e práticos necessários para a capacitação do aluno para atuação na área de Segurança Pública e aprofundar conhecimentos sobre Atividade de Inteligência de Estado e de Segurança.

Diferenciais

A Escola Mineira de Direito entende que transmitir o conhecimento para a resolução de problemas não consiste, exclusivamente, em propiciar conhecimento teórico aos alunos, mas principalmente demonstrar como enfrentar, na prática, os problemas que se apresentam. Partindo deste princípio, o Curso de Segurança Pública e Investigação Criminal é formando por um corpo docente extremamente qualificado e com vasta experiência prática no ramo de estudo.

O Curso é composto por um Corpo Docente com grandes nomes da área Criminal, marcado pela qualificação profissional, utilizando, para este fim, uma metodologia própria. 

As aulas do curso trazem a discussão questões atuais, futuras e polêmicas, que poderão ser sentidas pelos alunos ao decorrer da Pós. O curso irá se destacar por possibilitar a interação dos alunos como os professores e com os outros alunos, inclusive.

Preencha o formulário para receber o guia do curso

Campos marcados com asterísco (*) são obrigatórios.

Valores e Planos de Pagamento

PLANO 1

Valor original:
18x R$ 360,00

18x
R$268,00

Valor com desconto pontualidade *


Taxa de Matrícula: Isento

Matricular-se

* IMPORTANTE:
Os descontos não são acumulativos e somente serão oferecidos se o aluno pagar a prestação até o dia 10 (dez) de seu respectivo mês.
Para maiores esclarecimentos, entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 8h às 18h pelo telefone (35) 99716-5623 ou pelo e-mail: [email protected]

Coordenadores e Professores

Coordenador(a)

Fernando MelloMestreSaiba mais

Doutorando e Mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – FDUC. Pesquisador Visitante Bolsista do Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht. Pesquisador Visitante da Fakultät für Rechtswissenschaft, Universität Hamburg. Professor de Direito Civil e Processual Civil.

Coordenador(a) Adjunto(a)

Gabriela SegarraMestreSaiba mais

Mestrado em Direito Penal pela Faculdade de Direito de Coimbra (Portugal) com período de mobilidade estudantil na Universidad Complutense de Madrid; Pós-Graduação em Direito Penal Econômico Europeu pela FDUC; Pós-Graduação em Direito e Processo Penal pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora da (UNIFAAT).

Professor(a)

Raquel GallinatiMestraSaiba mais

DELEGADA DE POLÍCIA SP
Diretora da Associação dos Delegados de Polícia (Adepol) do Brasil; e embaixadora do Instituto Pró-Vítima
Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007), pós-graduada em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera – Uniderp (2011), pós graduada em Direito de Polícia Judiciária na Academia Nacional de Polícia (ANP da Polícia Federal) de Brasília (2020) e pós graduada em Processo Penal pela Escola Paulista da Magistratura(2023).
Autora de obras jurídicas
Comentarista em Segurança Pública Blog Fausto Macedo do Estadão

Professor(a)

Rafael MarcondesMestreSaiba mais

Mestre e Doutorando em Direito Processual Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Professor concursado da Academia da Polícia Civil de São Paulo (Acadepol). Docente e palestrante em universidades e em cursos jurídicos. Delegado de Polícia do Estado de São Paulo.

Professor(a)

Marcel LombardiEspecialistaSaiba mais

Investigador de Polícia do Estado de São Paulo, 13 anos. Lotado no Grupo
Armado de Repressão a Roubos do Departamento Operações Policiais
Estratégicas, há 8 anos. Habilitado em Carabina, Submetralhadora e Fuzil -
Tatico II/SP. Professor de Técnicas de Segurança Pessoal, Armamentos e
Munições, Táticos Operacionais.
Bacharel em Direito e em Análise de Sistemas.

Professor(a)

Klisman FrançaEspecialistaSaiba mais

Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus. Especialista em Direito Público pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Fundador do curso jurídico Delta pra Delta. Autor de obras jurídicas. Delegado de Polícia Civil no Estado de São Paulo.

Professor(a)

Mauricio de ThomaziEspecialistaSaiba mais

Delegado de Polícia na Polícia Civil do Estado de São Paulo, atualmente no Departamento de Inteligência da Polícia Civil. Exerceu o cargo de Investigador de Polícia. Com formação na área de Sociologia
e Ciência Política, é pesquisador na área de Criminologia. Professor de Criminologia. Experiência em análise de inquéritos policiais e investigações de alta complexidade, bem como na análise de inteligência com atividades de estágio no GAECO do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Professor(a)

Marcos TupinambáEspecialistaSaiba mais

Investigador de Polícia, na Polícia Civil do Estado de São Paulo. Soma mais de 25 anos de experiência em Tecnologia e Segurança da Informação, 23 anos na área de direito digital e crimes eletrônicos, já proferiu mais de 500 palestras sobre temas relacionados a crimes eletrônico, fraudes digitais, privacidade e direito digital, com audiência total de mais de 25.000 pessoas. É Professor concursado de Investigação de Crimes Eletrônicos na Academia de Polícia da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Foi fundador do Laboratório de Análise de Crimes Cibernéticos do DEIC e, fundador e coordenador do LAB-E (Laboratório de Análise de Crimes Eletrônicos) do Departamento de Inteligência (PCESP), de 11/2014 a 02/2019. Professor da disciplina de “Crimes Eletrônicos” do Pós-graduação em Direito Digital e Compliance das Faculdades Damásio. Professor convidado da disciplina de “Crimes Eletrônicos” do Pós-graduação em Direito Penal da Universidade de Fortaleza – Unifor. Premiado pela Microsoft Corporation (USA), por seis anos consecutivos (2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016) como “Most Valuable Professional” – MVP, na categoria "Enterprise Security". Participante do Grupo de Trabalho 22 da CE-21:027.00 – Comissão de Estudo de Segurança da Informação da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Conteudista do Curso de Inteligência Cibernética da DINT/SENASP/MJ. Coautor do livro “Combate às Fake News” - Ed. Posteridade – 2019. Autor do livro “Investigação Policial de Crimes Eletrônicos” – Ed. Acadepol / SP – 2019.

Professor(a)

Luis Philippe BragaEspecialistaSaiba mais

Delegado de Polícia. Ex-Perito Criminal Oficial. Ex-Papiloscopista Policial. Pós graduado em Direito Penal e Processo Penal. Pós graduado em Direito Público e Privado

Professor(a)

Patricia PachecoMestreSaiba mais

Delegada de Polícia Civil em São Paulo. Doutoranda e Mestra em Direito. Coautora em obras Jurídicas e de Educação e autora de artigos científicos.

Professor(a)

Felipe Dalla VecchiaEspecialistaSaiba mais

Delegado de Polícia (PC-SP). Ex-Escrevente Técnico Judiciário e Assistente Judiciário (TJ-SP). Professor em cursos preparatórios para concursos (CPIURIS). Pós-Graduando em Direito Público e em Direito Penal e Processual Penal pela Escola Brasileira de Direito - EBRADI. Graduado em Direito pela UNESP - "campus" de Franca/SP.

Professor(a)

Fernando CatanduvaEspecialistaSaiba mais

Professor(a)

Francine IbrahinMestreSaiba mais

Delegada de Polícia Civil de SP. Doutoranda em Direito, pela PUC/SP. Mestre em Direito Ambiental. Especialista em Inteligência Policial, Direitos Humanos e Direito Administrativo.

Professor(a)

Gabriela de Souza GraeffMestraSaiba mais

Mestra em Direito no Programa da Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, com bolsa do Programa de Incentivo à Pós-Graduação Stricto Sensu da UNISC. Bolsista na Revista de Direito UNISC. Especialista em Direito Processual Público pela parceria Universidade de Santa Cruz do Sul/Centro de Ensino Integrado Santa Cruz (2020). Graduada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2018). Advogada. Coordenadora Administrativa em Escola Mineira de Direito.

Professor(a)

Juliana MenezesEspecialistaSaiba mais

Delegada de Polícia de São Paulo. Especialista em Direito Penal e Processual Penal. Professora do CERS. Mentora no Planeja Delta.

Professor(a)

Leonel Aparecido SiqueiraEspecialistaSaiba mais

Especialista em Ciências Penais pela Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes - Universidade Sul de Santa Catarina. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito Riopretense-São José do Rio Preto-SP. Advogado, delegado de Polícia aposentado e professor concursado da Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo.
Participou de diversos cursos junto à Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo
Especialista em Ciências Penais pela Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes - Universidade Sul de Santa Catarina. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito Riopretense-São José do Rio Preto-SP. Participou de diversos cursos junto à Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo

Professor(a)

Luciana NascimentoEspecialistaSaiba mais

Médica especialista em Medicina Legal e Perícia Médica. Professora. Pós-graduada em Medicina Legal pela USP; Médica Legista do Instituto Médico Legal de São Paulo há 17 anos.

Professor(a)

Priscila CamargoEspecialistaSaiba mais

Delegada de Polícia. Graduação pela Universidade das Faculdades Metropolitanas Unidas, em 2007. Pós graduação em Direito Processual Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Palestrante. Autora de obras jurídica.

Professor(a)

Raphael CruzMestreSaiba mais

Docente de Direitos Humanos, Direito Ambiental, Filosofia do Direito, Ética e Inclusão Social. Graduado em Direito pela PUC/CAMPINAS, pós graduado em Arte e Educação na FAAT-Atibaia-SP. Mestre em Relações Internacionais,História e Cooperação pela Universidade do Porto em Portugal reconhecido pela Universidade de São Paulo- USP, com o curso Advanced Course in Business pela Ned Trainning Center Dublin-Irlanda. . Atualmente desenvolve projetos socioculturais na área nacional e internacional. Trabalhou como Secretário Adjunto de Asssistência Social no Município de Franco da Rocha e de Mairiporã nos últimos oito anos. Desenvolve uma série de trabalhos sócioculturais na região onde reside. Sua área de pesquisa é em direitos humanos e política da assistência social com interface criminologia. Públicou artigos e participa frequentemente de palestras, rodas de conversas e congressos.

Professor(a)

Thiago BellatoDoutorSaiba mais

Psicólogo, Psicanalista. Mestre em Psicologia/Psicanálise pela UFSJ. Doutorando em Psicologia/Psicanálise pela UFMG. Atuação em Políticas Públicas.

Conteúdo Programático

MÓDULO I - SEGURANÇA PÚBLICA E A SOCIEDADE

  • Princípios assegurados na investigação criminal
  • Políticas Públicas e confronto com dados estatísticos
  • Políticas Públicas aplicadas à violência doméstica
  • Psicologia Forense – Perfis Criminais e Comportamentais
  • Abordagem sobre feminicídio, violência doméstica e crimes sexuais
  • Politicas públicas de Segurança

MÓDULO II – SEGURANÇA PÚBLICA NA LEGISLAÇÃO PÁTRIA

  • Órgãos da Segurança Pública na Constituição Federal
  • Estatuto do Desarmamento e as hipóteses de porte e posse de arma de fogo
  • Investigação Criminal conforme a legislação pátria
  • Meios de provas lícitos e ilícitos
  • Sistema prisional brasileiro
  • Investigação Criminal diferenciada aos crimes hediondos e equiparados e aos delitos financeiros
  • Inquérito policial à luz da CF

MÓDULO III – INVESTIGAÇÃO SOCIAL E USO DA INTELIGÊNCIA NA SEGURANÇA PÚBLICA

  • As técnicas de compliance na segurança pública
  • Inteligência e contrainteligência
  • Inteligência no enfrentamento da corrupção
  • Técnicas especiais de investigação
  • Gerenciamento de crises
  • Crimes Cibernéticos
  • O uso da medicina legal como investigação criminal
  • O uso das perícias nos delitos de fraudes

Módulo TCC

Faça já sua inscrição

Já tenho cadastro

Quero me cadastrar

O campo senha precisa ter pelo menos 8 caracteres.
Campos marcados com asterísco (*) são obrigatórios.