Pós-graduação em Políticas Públicas de Assistência Social: Práticas e Ações

EMD - Humanidades

Taxa de Matrícula:
R$ 99,00
CURSO ONLINE Carga horária: 360 h/a (TCC opcional) - 12 meses Inscrições: 02/07/2021 a 10/09/2021

Pós-graduação em Políticas Públicas de Assistência Social: Práticas e Ações

EMD - Humanidades

CURSO ONLINE

Público-alvo:
Psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, advogados e outros profissionais do Sistema Único de Assistência Social.

Inscrições: 02/07/2021 a 10/09/2021

Sobre o Curso

Na história da Assistência Social no Brasil, podem-se encontrar muitos momentos importantes; dentre eles, a criação do Sistema único de Assistência Social – SUAS. Entender, compreender e estudar as formas que este sistema traz através dos dispositivos CRAS (Centros de Referências em Assistência Social) e CREAS (Centros de Referência Especial em Assistência Social) são marcos de condução por este curso. Também são analisados e avaliados o planejamento e organização de ações e elaboração de estratégias da Política de Assistência Social em um percurso que, histórico, ainda continua. Para além do estudo acadêmico, este curso oferece a discussão de práticas e ações eficazes e viáveis.

Informações Gerais

Aulas (AO VIVO e GRAVADAS):

Aulas quinzenais: Sexta-feira (19h:00 às 22h:00) e Sabado (09h:00 às 12h:00).

As aulas serão ao vivo com a possibilidade do aluno assisitir posteriormente, tendo em conta que ficará gravada em nossa plataforma. 

Duração: 12 meses

Início das aulas: 10/09/2021

Certificação:

Centro Universitário Amparense – UNIFIA, mantido pela União das Instituições de Serviços, Ensino e Pesquisa LTDA - UNISEPE 

http://www.unisepe.com.br/hotsite/#secHome
http://central.unisep.com.br/vestibular/lp/?filial=0001

O Centro Universitário Amparense, teve sua Renovação de Recredenciamento como Centro Universitário em 2018 com 84% das notas na casa de 4 e 5 com média final de 4,12 (escala máxima de 5 pontos); sendo a publicação em 2019, pela  Portaria 485 de 27/02/2019;

TCC OPCIONAL:


De acordo com a resolução n. 01, de 06.04.2018 do CNE, a apresentação de TCC passou a ser facultativa. Caberá ao aluno, ao final das aulas, escolher se deseja fazê-lo ou não, mediante contratação adicional, lembrando que diversos concursos públicos exigem a realização do TCC para pontuação do título de especialista.

Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.

Cartão de crédito

Taxa de Matrícula: R$ 99,00

Boleto Bancário

Taxa de Matrícula: R$ 99,00

Planos de Pagamento

Plano Valor Original Valor com desconto pontualidade *
PLANO 1: 12x 348,00 12x 249,00
PLANO 2: 18x 278,00 18x 199,00
PLANO 3: 24x 236,00 24x 169,00

* IMPORTANTE:
Os descontos somente serão oferecidos se o aluno pagar a prestação até o dia 10 (dez) de seu respectivo mês.
Para maiores esclarecimentos, entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 8h às 18h pelo telefone (35) 99716-5623 ou pelo e-mail: [email protected]

Conteúdo do curso

Módulo I - Sociedade, Estado e Política

  • Política e Estado
  • Instituição, Família e Sociedade
  • Urbanismo e Políticas Públicas

Módulo II - Assistência Social, Estado e Previdência

  • Histórico das Políticas e Práticas em Assistência Social
  • Sistema Único de Assistência Social/ SUAS: histórico e práticas
  • Legislação e Sistema Único de Assistência Social
  • Interfaces do SUAS: SUS e MEC

Módulo III - Especificidades em Assistência Social

  • Infância e Adolescência: histórico e assistência
  • Idoso: histórico e assistência
  • Portador de deficiência: histórico e assistência
  • Pessoas em situação de rua: histórico e assistência
  • Gestão, Financiamento e Planejamento Social

Módulo IV - SUAS/CRAS: Serviço de Proteção Social especial de básica, média e alta complexidade

  • Delimitação Profissional I: atendimento psicossocial e educação social
  • Legislação em Assistência Social I
  • Delimitação Profissional II: intervenção psicossocial
  • Legislação em Assistência Social II
  • Medida Sócio-Educativa e Abordagem Social
  • Delimitação Profissional III: Mudanças Psicossociais
  • Legislação em Assistência Social III
  • Ambiência e Urbanização em Assistência Social

Coordenadores e Professores

Coordenador(a)
Prof. Ana Maria de Paula Batista
Assistente Social Judicial do TJMG Especialista em Serviço Social aplicado a Empresa, Família e Justiça (UFJF)
Professor(a)
Prof. Me. Silvio Memento
Psicólogo, Psicanalista e Professor Universitário. Tem experiência de quase 30 anos no exercício profissional em Psicologia (consultório particular) e 20 anos de prática docente no ensino superior em diversas Instituições de Ensino Superior. Possui Mestrado em Educação e especializações nas áreas de Teoria e Clínica Psicanalítica, Saúde Mental, Psicologia Jurídica e de Coordenação Pedagógica. Publicou vários trabalhos científicos (artigos e capítulos de livros), além de inúmeras orientações de atividades acadêmicos em nível de graduação e de pós-graduação. Na EMD, atua como coordenador pedagógico do segmento EMD Humanidades.
Professor(a)
Profª. Drª. Roberta Ecleide de Oliveira Gomes Kelly
Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia, Doutora em psicologia Clínica, Pós-Doutora em Filosofia da Educação
Professor(a)
Prof. Me. Sidney Kelly Santos
Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007). Creditado pela USP - SP em Projeto Urbano (2009), Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento (UNINTER, 2013), Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida (UNIFAE, 2016). Profissional liberal, docente universitário (graduação, pós-graduação), tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: estética, arquitetura, urbanismo, projetos e história da arte. Especificamente, na área de movelaria e interiores, trabalha com reciclagem e upcycling.
Professor(a)
Prof. Me. Michelli Miguel Martins Melaré
Mestre em Serviço Social pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social de Franca-UNESP(2009). Especialista em Serviço Social e Saude Mental pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP(2002).Graduada em Serviço Social pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social de Franca-UNESP (2000). Atualmente trabalha como técnica no CRAS - Oeste. Atuou no Setor da Vigilância Socioassistencial da Secretaria de Promoção Social da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas(2016 -2017); atuou como Assistente Social no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II da Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas (2010-2015); docente nos Cursos de Engenharias na Faculdade Pitágoras de Poços de Caldas (2011-2015), no curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas de Aguaí (2009 - 2011) e do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé/MG (2007-2009), Gerente do CREAS - Centro de Referencia Especializado da Assistência Social da Secretaria de Promoção Social da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas/MG(2009-2010), Diretora Técnica da Secretaria Municipal de Promoção Social (2009), Coordenadora de Integração Social da Secretaria Municipal de Assistência Social (2005-2008) e Diretora Técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social (2002-2004). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado, atuando principalmente nos seguintes temas: politicas publicas, serviço social, assistência social, violência, movimentos sociais e projetos sociais, captação de recursos, gerenciamento de pessoas, elaboração, monitoramento, supervisão de projetos, capacitações de equipes interdisciplinares, gestão publica e privada.
Professor(a)
Prof. Tanísia Célia Messias
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Especialista em Psicologia e Seriço Social Judicial (2009) e em Teoria Psicanalítica (2011) pela UNIFENAS - Universidade José do Rosário Vellano. Assistente Social no Tribunal de Justiça de Minas Gerais desde 2008.
Professor(a)
Maria Eliane Catunda de Siqueira
Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1968), mestrado em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Educação/Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, gerontologia, políticas públicas, sociologia do envelhecimento e terceiro setor.
Professor(a)
Prof. Me. Celso Fernandes Patelli
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010), Especialização em Teoria Psicanalítica pela UNIFENAS (2012), mestre em Psicologia pelo programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC Minas, na linha de Intervenções Clínicas e Sociais com bolsa CAPES. Atualmente atuando na área de Psicologia Social, como psicólogo da Secretaria Municipal de Promoção Social, tendo trabalhado como psicólogo e coordenador de CRAS, e também em Centro POP com população de rua. É professor no curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras, Conselheiro do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente e psicanalista, membro do NEPE (Nucleo de estudos em Psicanálise e Educação).
Professor(a)
Renato Luiz da Silva Fonseca
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Especialista em Práticas e Políticas Públicas em Assistencial Social - Pós Graduação - Faculdade Pitágoras 2015; Graduando em Gestão das Organizações do Terceiro Setor - UNICESUMAR ; Mestrando em Educação - UNIFAL - MG. Consultor em Acolhimento Institucional de Crianças e adolescentes, sendo membro e formador profissional do INSTITUTO FAZENDO HISTÓRIA - OSCIP com sede em São Paulo - SP 2014 / JANEIRO 2019; É cofundador e coordenador executivo da ASSOCIAÇÃO FABRICA DE CONQUISTAS (www.fabricadeconquistas.org) ; Coordenador do Projeto Galpão das Artes - projeto que atende crianças e adolescentes em contra-turno escolar em modalidade de educação não formal e artes; Possui vasta experiência na área e ênfase em Psicologia do Social e Comunitária; É psicólogo clínico com abordagem psicanalítica. Atuou também no campo clinico no Sistema Único de Saúde - SUS e também no âmbito do Sistema Único de Assistencial Social - SUAS. Desta pratica, experienciou intervenções social e comunitária na proteção básica, média e alta complexidade - intervenção a qual tem se dedicado ao aprofundamento nos estudos com ênfase em Políticas Púbicas. Autor do Livro: PROJETO RONDON MINAS - sua influência da formação do psicólogo generalista - Editora Appris - 2019 Autor do Artigo Cientifico Acolhimento Institucional: dos caminhos da história ao relato de experiência de atendimento de crianças e adolescentes na construção e perspectiva da autonomia - publicação editora JURUÁ; 2020