Segunda-feira 29 de Setembro de 2025
Poetisa
Barbara Maria
Poetisa Mulher preta, escritora, poeta e poeta-slammer e umbandista. Escrevo desde 2018 como forma de por meus sentimentos para fora. Sou filha de doméstica e auxiliar de serviços gerais, Neta de curandeira. A poesia me encontrou e eu a encontrei no ensino médio, através da minha professora de português.Meus versos transitam entre o sentimentalismo do cotidiano e causas sociais. Autora do livro Subversos de Um Mundo Poético (2021) e do plaquete minha pele negra (2024).
Entre a Lei e a Vida: Desafios para um Direito que Enxergue as Mulheres
Thaís Cremasco
Entre a Lei e a Vida: Desafios para um Direito que Enxergue as Mulheres Advogada, pós-graduada em Direito do Trabalho e Previdenciário, Conselheira Estadual da OAB/SP (2021–2024 e 2025–2028) e Coordenadora do núcleo de Violencia contra mulher da OAB/SP, presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Campinas (AATC). Cofundadora do Coletivo Mulheres pela Justiça, representou o Brasil na OIT, em Genebra, em 2019, e atualmente cursa “Saúde da Mulher e Direitos Humanos” na Universidade de Stanford (CA).
Violência política de gênero: desafios jurídicos e caminhos para a efetivação da democracia substantiva
Núbia de Paula
Violência política de gênero: desafios jurídicos e caminhos para a efetivação da democracia substantiva Pós-doutoranda, Doutora, Mestre e Graduada em Direito. Advogada em Direito Público, Responsabilidade Civil e Direitos das Minorias. Vice-Presidente da OABMG (2025/2027). Coordenadora de Direito na GRAN Faculdade. Professora na TV Justiça-STF, Gran Concursos e graduação/pós. Palestrante. Membro do IBERC, Instituto As Civilistas, ABMCJMG e comissões da OAB Nacional (2025/2027). Consultora jurídica na mídia.
O combate à Misoginia Digital e a necessidade de criminalização
Larissa Matos
O combate à Misoginia Digital e a necessidade de criminalização Advogada do Sales Matos Advocacia. Pós-doutora em Direito do Trabalho (USP). Doutora em Direito do Trabalho (USP). Doutorado sanduíche na Universidad de Barcelona (Programa CAPES-PRINT). Mestra em Direito do Trabalho pela Universidad de Palermo. Autora de livros e capítulos de livros envolvendo temas de Direito Ambiental do Trabalho, Direito Digital do Trabalho e Direito Antidiscriminatório.
Um olhar feminista na interpretação constitucional.
Bia Castro
Um olhar feminista na interpretação constitucional. Advogada, Mestre em Direito, especialista em Direito do Trabalho, Direito das Mulheres e Igualdade de Gênero. Fundadora do Bia Castro Advocacia em São Miguel do Gostoso/RN. Delegada da OAB Mato Grande/RN, membra da Comissão da Mulher Advogada e da COMATRA (OAB/RN). Autora de livro e artigos jurídicos, palestrante. Premiada pela OAB/RS e ABA Nacional.
